Sistema de Notícias
Publicação

Cada dia é mais comum encontrarmos membros da alta gestão das empresas envolvidos nos projetos e campanhas voltados à comunicação interna e ao endomarketing.

Nada mais pertinente, se considerarmos que o envolvimento das equipes e seu comprometimento com os objetivos da empresa são condição fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Porém, infelizmente, esta realidade ainda está distante de muitas empresas que insistem em considerar a comunicação como despesa e não como investimento.

Este mal crônico tem levado muitas organizações a um estado de estagnação. Estagnação esta que se reflete na postura de seus funcionários e na sua relação com o mercado. A falta de participação da alta direção cria uma cultura de banalização nas relações internas.

Mais que limitar verbas ou recursos destinados às atividades de endomarketing, a falta de visão da comunicação como área estratégica configura-se num péssimo exemplo, levando as gerências a se fixarem cada vez mais no interior de suas fronteiras e a focarem única e exclusivamente sua “parte no processo”.

É mais do que certo que as empresas necessitam agir de maneira integrada e sinérgica, porém esta condição não surge do nada, ela precisa ser construída. E como se cria integração, sinergia, trabalho em equipe, visão holística?

Somente através de um processo transparente e eficiente de comunicação é que as pessoas passam a conhecer e a entender seu verdadeiro papel de clientes e fornecedores internos.

Inúmeras pesquisas mostram que algumas características são fundamentais na formação de um ambiente favorável ao crescimento das equipes. A principal delas refere-se ao “orgulho de pertencer”.

O profissional precisa sentir-se parte de um todo que valha a pena. Ele precisa acreditar e participar dos valores e crenças da empresa.

E aí cabe o velho ditado: “ninguém ama aquilo que desconhece”.

Desta maneira, podemos concluir que a comunicação precisa estar presente em todas as relações na empresa. E esta comunicação só irá fluir, só terá o espaço e a atenção necessária no momento em que a alta gestão assumir esta idéia e tornar-se um agente disseminador desta postura.

 

Leandro Tadeu Novi
Leandro Tadeu Novi é Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Marketing e graduação em Engenharia Eletrônica. Sócio Diretor da Nova Atitude Comunicação, atua há mais de 20 anos nas Áreas de Marketing e Comunicação em empresas de diferentes segmentos. Professor universitário, é editor do Newsletter “O Universo da Comunicação Corporativa” e do Blog “Atitude Sustentável”.
tel. (11) 42261900

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator