Sistema de Notícias

"Comunicação para relacionamentos" - O que é isso?

Publicação

Relacionamento é a palavra de ordem no atual cenário competitivo, marcado pela busca da sustentabilidade empresarial e pela emergência das novas mídias digitais.

Mas de que maneira a comunicação organizacional pode e deve contribuir com esse processo?


Profissionais de mercado e acadêmicos concordam que a manutenção de marcas fortes e reconhecidas depende diretamente da relação que a empresa estabelece com seus stakeholders. 

O PHD em Marketing Steffen P. Hermann, em entrevista ao Portal Mundo do Marketing, afirmou que, hoje em dia, mais e mais empresas entendem que os stakeholders têm grande impacto na experiência que a companhia oferece ao consumidor, seja por meio de ações diretas, seja pela influência que causam ao posicionar-se com relação à empresa. 

Dessa maneira, é fundamental que a empresa mantenha abertos os canais para falar não apenas com seus clientes, mas também com colaboradores, fornecedores e com todos os públicos que a influencie ou sejam influenciados por ela.

Essa é a ideia da “Comunicação para Relacionamentos”. Usar todas as ferramentas de comunicação para aproximar a organização de seus públicos.

Para isso, alguns cuidados são fundamentais:


Caracterização dos públicos


Não basta identificar os stakeholders da empresa, é preciso conhecer suas características, compreender suas demandas e encontrar as melhores maneiras de estabelecer contato com eles.


Adaptação das mensagens


O excesso de informações que chega diariamente às pessoas é um dos grandes dificultadores da comunicação. Para garantir a audiência dos públicos, a organização precisa saber traduzir as mensagens corporativas para a linguagem mais adequada.


Escolha dos meios


A emergência de novas mídias digitais, sobretudo baseadas na WEB, transformou a maneira como as pessoas consomem informação. Ao compreender o perfil de cada público, a organização deve adotar o meio mais atraente para atingi-lo.


Canais de feedback


Cada vez mais acostumados com a interatividade do ciberespaço, os públicos agora não se contentam em apenas receber informações, mas querem ser ouvidos, opinar e participar do dia-a-dia e das decisões das empresas.


Presença nas redes sociais


As redes são a melhor representação dos relacionamentos contemporâneos, onde a produção e o consumo de informações ocorrem quase que simultaneamente.


Estar presente nas redes sociais mediadas por computador como o Facebook, por exemplo, deixou de ser uma oportunidade para tornar-se condição fundamental  à perpetuação das empresas.


Se você se interessou pelo assunto, assine nosso Newsletter e fique sempre por dentro do que acontece no universo da comunicação.

 

Leandro Tadeu Novi
Leandro Tadeu Novi é Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Marketing e graduação em Engenharia Eletrônica. Sócio Diretor da Nova Atitude Comunicação, atua há mais de 20 anos nas Áreas de Marketing e Comunicação em empresas de diferentes segmentos. Professor universitário, é editor do Newsletter “O Universo da Comunicação Corporativa” e do Blog “Atitude Sustentável”.
tel. (11) 42261900

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator