Relacionamento é a palavra de ordem no atual cenário competitivo, marcado pela busca da sustentabilidade empresarial e pela emergência das novas mídias digitais.
Mas de que maneira a comunicação organizacional pode e deve contribuir com esse processo?
Profissionais de mercado e acadêmicos concordam que a manutenção de marcas fortes e reconhecidas depende diretamente da relação que a empresa estabelece com seus stakeholders.
O PHD em Marketing Steffen P. Hermann, em entrevista ao Portal Mundo do Marketing, afirmou que, hoje em dia, mais e mais empresas entendem que os stakeholders têm grande impacto na experiência que a companhia oferece ao consumidor, seja por meio de ações diretas, seja pela influência que causam ao posicionar-se com relação à empresa.
Dessa maneira, é fundamental que a empresa mantenha abertos os canais para falar não apenas com seus clientes, mas também com colaboradores, fornecedores e com todos os públicos que a influencie ou sejam influenciados por ela.
Essa é a ideia da “Comunicação para Relacionamentos”. Usar todas as ferramentas de comunicação para aproximar a organização de seus públicos.
Para isso, alguns cuidados são fundamentais:
Caracterização dos públicos
Não basta identificar os stakeholders da empresa, é preciso conhecer suas características, compreender suas demandas e encontrar as melhores maneiras de estabelecer contato com eles.
Adaptação das mensagens
O excesso de informações que chega diariamente às pessoas é um dos grandes dificultadores da comunicação. Para garantir a audiência dos públicos, a organização precisa saber traduzir as mensagens corporativas para a linguagem mais adequada.
Escolha dos meios
A emergência de novas mídias digitais, sobretudo baseadas na WEB, transformou a maneira como as pessoas consomem informação. Ao compreender o perfil de cada público, a organização deve adotar o meio mais atraente para atingi-lo.
Canais de feedback
Cada vez mais acostumados com a interatividade do ciberespaço, os públicos agora não se contentam em apenas receber informações, mas querem ser ouvidos, opinar e participar do dia-a-dia e das decisões das empresas.
Presença nas redes sociais
As redes são a melhor representação dos relacionamentos contemporâneos, onde a produção e o consumo de informações ocorrem quase que simultaneamente.
Estar presente nas redes sociais mediadas por computador como o Facebook, por exemplo, deixou de ser uma oportunidade para tornar-se condição fundamental à perpetuação das empresas.
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