É comum ouvirmos dizer que o maior problema nas empresas é a comunicação. Neste momento, questionamos imediatamente a qualidade e a abrangência das ferramentas e veículos que utilizamos.
Mas será que é aí que se encontram os verdadeiros problemas? Será que é dessa comunicação que as pessoas estão reclamando?
Os veículos “formais” de comunicação – jornais, revistas boletins, etc. - têm grande importância no relacionamento das empresas com sua equipe. Eles contribuem muito com aspectos básicos do processo como o endomarketing, a formação das equipes e a valorização das pessoas e áreas da empresa.
Porém, nada substitui o diálogo e é certo que os aspectos práticos do dia-a-dia das organizações encontram soluções mais efetivas no contato direto entre as lideranças e suas equipes.
O contato pessoal permite o feedback imediato e traz a credibilidade que o processo exige.
Porém, também é uma realidade inquestionável que a habilidade de se comunicar de nossos líderes ainda é um ponto a ser insistentemente trabalhado.
Além do que, estes líderes, ainda que preparados e com a competência para estabelecer o diálogo com seus times, precisam ser instrumentalizados.
Antes de informar aos demais colaboradores, os líderes precisam receber informações num processo cíclico que envolva todas as áreas da organização.
Desta maneira, fica claro que, para melhorar a comunicação efetiva, sobretudo de aspectos mais práticos, é preciso investir na formação e na instrumentalização das lideranças.