Sistema de Notícias
Publicação

É bastante comum encontrarmos o item COMUNICAÇÃO em destaque nas pesquisas de clima organizacional. Infelizmente, este destaque aparece com muito maior frequência na área de “Pontos a Melhorar”.

A explicação é simples: todo relacionamento se apoia em processos de comunicação. Bons relacionamentos, certamente, contam com um bom processo de comunicação, enquanto que na maioria das relações conflitantes escondem-se problemas ligados à falta de informações, ausência de “feedback”, entre outros.

Muitas vezes caímos na tentação de enxergarmos o item comunicação como algo específico nas pesquisas de clima. Desenvolvemos questões que buscam avaliar nossos veículos internos ou até mesmo a capacidade de interação das nossas lideranças, porém, a comunicação vai muito além destas redes formais e influenciam na avaliação de todos os outros itens.

Realizando diagnóstico em diversas empresas, pudemos constatar que, em cerca de oitenta por cento dos casos, as pessoas “reclamam” daquilo que não conhecem bem.

Recentemente, me deparei com a “revolta” de um gestor de RH que afirmava disponibilizar o melhor pacote de benefícios do mercado para sua equipe e, mesmo assim, a insatisfação dos colaboradores ficava explícita na pesquisa. Ao aprofundarmos a análise, pudemos constatar que a grande maioria do time não conhecia a abrangência de seus benefícios.

Caso semelhante ocorreu com o Plano de Participação nos Resultados. A equipe se dizia desmotivada e sem participação efetiva no programa. A solução não veio de uma mudança nas regras do programa, mas sim numa ampla campanha de divulgação dos critérios e indicadores que o compunham.

Desta maneira, somos levados a refletir sobre o velho ditado popular: “Ninguém ama aquilo que não conhece”.

Se você deseja contar com uma equipe motivada, envolvida e comprometida com os objetivos da empresa, faça com que ela conheça ao máximo a organização. Não poupe esforços para dar visibilidade a todas as suas ações e iniciativas e permita que todos se sintam partes importantes no todo. Este é um dos conceitos do endomarketing e o caminho para a construção de um time vencedor.

 

Leandro Tadeu Novi
Leandro Tadeu Novi é Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Marketing e graduação em Engenharia Eletrônica. Sócio Diretor da Nova Atitude Comunicação, atua há mais de 20 anos nas Áreas de Marketing e Comunicação em empresas de diferentes segmentos. Professor universitário, é editor do Newsletter “O Universo da Comunicação Corporativa” e do Blog “Atitude Sustentável”.
tel. (11) 42261900

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator