É bastante
comum encontrarmos o item COMUNICAÇÃO em destaque nas pesquisas de clima
organizacional. Infelizmente, este destaque aparece com muito maior frequência
na área de “Pontos a Melhorar”.
A explicação
é simples: todo relacionamento se apoia em processos de comunicação. Bons
relacionamentos, certamente, contam com um bom processo de comunicação,
enquanto que na maioria das relações conflitantes escondem-se problemas ligados
à falta de informações, ausência de “feedback”, entre outros.
Muitas vezes
caímos na tentação de enxergarmos o item comunicação como algo específico nas
pesquisas de clima. Desenvolvemos questões que buscam avaliar nossos veículos
internos ou até mesmo a capacidade de interação das nossas lideranças, porém, a
comunicação vai muito além destas redes formais e influenciam na avaliação de
todos os outros itens.
Realizando
diagnóstico em diversas empresas, pudemos constatar que, em cerca de oitenta
por cento dos casos, as pessoas “reclamam” daquilo que não conhecem bem.
Recentemente,
me deparei com a “revolta” de um gestor de RH que afirmava disponibilizar o
melhor pacote de benefícios do mercado para sua equipe e, mesmo assim, a
insatisfação dos colaboradores ficava explícita na pesquisa. Ao aprofundarmos a
análise, pudemos constatar que a grande maioria do time não conhecia a
abrangência de seus benefícios.
Caso
semelhante ocorreu com o Plano de Participação nos Resultados. A equipe se
dizia desmotivada e sem participação efetiva no programa. A solução não veio de
uma mudança nas regras do programa, mas sim numa ampla campanha de divulgação
dos critérios e indicadores que o compunham.
Desta
maneira, somos levados a refletir sobre o velho ditado popular: “Ninguém ama
aquilo que não conhece”.
Se você
deseja contar com uma equipe motivada, envolvida e comprometida com os
objetivos da empresa, faça com que ela conheça ao máximo a organização. Não
poupe esforços para dar visibilidade a todas as suas ações e iniciativas e
permita que todos se sintam partes importantes no todo. Este é um dos conceitos
do endomarketing e o caminho para a construção de um time vencedor.