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"Comunicação para relacionamentos" - O que é isso?

Temas diversos | | 16.12.2011




Relacionamento é a palavra de ordem no atual cenário competitivo, marcado pela busca da sustentabilidade empresarial e pela emergência das novas mídias digitais.

Mas de que maneira a comunicação organizacional pode e deve contribuir com esse processo?


Profissionais de mercado e acadêmicos concordam que a manutenção de marcas fortes e reconhecidas depende diretamente da relação que a empresa estabelece com seus stakeholders. 

O PHD em Marketing Steffen P. Hermann, em entrevista ao Portal Mundo do Marketing, afirmou que, hoje em dia, mais e mais empresas entendem que os stakeholders têm grande impacto na experiência que a companhia oferece ao consumidor, seja por meio de ações diretas, seja pela influência que causam ao posicionar-se com relação à empresa. 

Dessa maneira, é fundamental que a empresa mantenha abertos os canais para falar não apenas com seus clientes, mas também com colaboradores, fornecedores e com todos os públicos que a influencie ou sejam influenciados por ela.

Essa é a ideia da “Comunicação para Relacionamentos”. Usar todas as ferramentas de comunicação para aproximar a organização de seus públicos.

Para isso, alguns cuidados são fundamentais:


Caracterização dos públicos


Não basta identificar os stakeholders da empresa, é preciso conhecer suas características, compreender suas demandas e encontrar as melhores maneiras de estabelecer contato com eles.


Adaptação das mensagens


O excesso de informações que chega diariamente às pessoas é um dos grandes dificultadores da comunicação. Para garantir a audiência dos públicos, a organização precisa saber traduzir as mensagens corporativas para a linguagem mais adequada.


Escolha dos meios


A emergência de novas mídias digitais, sobretudo baseadas na WEB, transformou a maneira como as pessoas consomem informação. Ao compreender o perfil de cada público, a organização deve adotar o meio mais atraente para atingi-lo.


Canais de feedback


Cada vez mais acostumados com a interatividade do ciberespaço, os públicos agora não se contentam em apenas receber informações, mas querem ser ouvidos, opinar e participar do dia-a-dia e das decisões das empresas.


Presença nas redes sociais


As redes são a melhor representação dos relacionamentos contemporâneos, onde a produção e o consumo de informações ocorrem quase que simultaneamente.


Estar presente nas redes sociais mediadas por computador como o Facebook, por exemplo, deixou de ser uma oportunidade para tornar-se condição fundamental  à perpetuação das empresas.


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Leandro Tadeu Novi
Leandro Tadeu Novi é Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Marketing e graduação em Engenharia Eletrônica. Sócio Diretor da Nova Atitude Comunicação, atua há mais de 20 anos nas Áreas de Marketing e Comunicação em empresas de diferentes segmentos. Professor universitário, é editor do Newsletter “O Universo da Comunicação Corporativa” e do Blog “Atitude Sustentável”.