Sistema de Notícias
Publicação

Uma das discussões mais presentes no dia-a-dia dos processos de gestão é a necessidade do equilíbrio como fator chave na sustentabilidade das relações.

Equilíbrio é a palavra de ordem e equalizar aspectos aparentemente antagônicos é o grande desafio dos gestores.

Esta realidade encontra total aderência nos processos de comunicação interna.

A habilidade de se comunicar é, certamente, uma das maiores potencialidades do ser humano e a base de todo nosso modelo de sociedade. Tudo comunica! Gestos, palavras, posturas, o silêncio, enfim, tudo comunica.

A comunicação interna vive um momento de revolução total apoiada, principalmente, em um destes antagonismos.

Parece complicado, mas não é. Toda a vanguarda do processo de comunicação se pauta em duas direções. A primeira delas ligada ao acesso e à viabilização de ferramentas digitais, baseadas na modernização dos recursos tecnológicos. Já a segunda ligada à importância e à necessidade de se manter o contato inter pessoal, garantir o olho no olho, a emoção que gera abertura, confiança e credibilidade.

É no equilíbrio entre estes dois aspectos que reside a grande revolução pela qual passa o processo de comunicação interna.

Nosso maior desafio como comunicadores é utilizar os avanços tecnológicos para facilitar e abrir caminho para a comunicação inter pessoal.

Se radicalizarmos nossa postura rumo à utilização dos recursos tecnológicos, seremos engolidos por estes mesmos recursos.

Um exemplo claro é o e-mail. A ferramenta criada para facilitar a comunicação tornou-se o maior inimigo do diálogo. Muitas pessoas acreditam que palavras frias e rapidamente escritas em suas mensagens virtuais podem substituir a conversa.

Estudos apontam que apenas 7% da comunicação se baseiam em palavras. Os outros 93% devem-se à postura, tom de voz, gestos, expressões, etc. Desta maneira, quando adotamos o e-mail como nossa ferramenta de comunicação estamos negligenciando de imediato 93% da nossa capacidade.

Por outro lado, se delegarmos aos líderes e porta-vozes da empresa toda a responsabilidade pelo fluxo de informações nos tornaremos reféns de um processo pelo qual somos os maiores responsáveis.

É utópico considerar que todos os níveis de gestão na organização serão formados por exímios comunicadores. Por gente que compreende a importância, se compromete e sabe comunicar.

Desta maneira, cabe a nós comunicadores, abrir canais, motivar, incentivar a troca de informações, munir as lideranças, instrumentalizar o processo.

Não podemos nunca nos esquecer que o homem é um ser sociável, que se comunica, que se relaciona e que interage de maneira natural. Se nossos colaboradores não se falam, se a informação não circula na nossa empresa é porque algo impede ou inibe esta postura natural do ser humano. É nosso papel usar nosso conhecimento e os recursos tecnológicos para eliminar todas essas barreiras, abrir o espaço para que as pessoas façam aquilo que lhes é mais natural: relacionarem-se.

 

Leandro Tadeu Novi
Leandro Tadeu Novi é Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Marketing e graduação em Engenharia Eletrônica. Sócio Diretor da Nova Atitude Comunicação, atua há mais de 20 anos nas Áreas de Marketing e Comunicação em empresas de diferentes segmentos. Professor universitário, é editor do Newsletter “O Universo da Comunicação Corporativa” e do Blog “Atitude Sustentável”.
tel. (11) 42261900

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator