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Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Consultoria Gestão & RH junto a executivos de recursos humanos das 1.000 maiores empresas nacionais e multinacionais atuantes no Brasil, cerca de 70% dos profissionais acredita que a principal medida a ser adotada para recuperar a autoestima das pessoas e o clima organizacional é a manutenção dos canais de comunicação abertos e eficientes.

Porém, parte da mesma área de RH a triste constatação de que a comunicação é o fator que mais apresenta deficiência nas avaliações de clima nas empresas.

Esta contradição e o desencontro entre o que precisa ser feito e o que realmente acontece nas organizações encontram explicação em aspectos simples do processo de comunicação corporativa, geralmente, negligenciados nos planejamentos estratégicos.

Confira algumas dicas simples, mas fundamentais para o sucesso de qualquer programa de comunicação interna:

 

  • Precisamos de pontes e não de muros

 

É certo que a essência da comunicação interna ocorre no contato face a face. Nada substitui o diálogo e os veículos formais de comunicação devem ser vistos como suporte a esta comunicação “informal”.

É no dia-a-dia das equipes e de seus líderes que acontecem os grandes problemas e também as grandes soluções.

Desta maneira, é fundamental promovermos a capacitação das lideranças para a comunicação e, mais ainda, sensibilizá-las para a importância de seu papel como agentes no processo.

 

  • Coerência entre o discurso e a prática

 

A credibilidade é fator fundamental em qualquer relacionamento. Pior do que manter as pessoas desinformadas é disponibilizar informações incorretas ou desconectadas das práticas da empresa.

Muitas organizações tratam os mecanismos de comunicação com sua equipe como veículos de propaganda, tentando vender uma imagem que não se sustenta pelos seus atos.

É preciso compreender que os colaboradores são parte integrante e fundamental na organização e que ninguém, melhor do que eles, conhece a veracidade do discurso proferido pela empresa.

 

  • Profissionalismo – tempo – dinheiro

 

A comunicação pode e deve ser vista como função estratégica no desenvolvimento da empresa. Porém, para ser eficiente ela deve ter qualidade em todos os sentidos.

Não se podem negligenciar aspectos como visual, conteúdo, qualidade de impressão, etc. quando o assunto é atrair a atenção da equipe.

Mas tudo isso custa caro!

Existem muitas opções de ferramentas para o processo de comunicação, mas todas exigem investimento, dedicação e conhecimento.

Por isso, antes de iniciar qualquer programa de comunicação, dimensione sua verba e defina bem quais serão os profissionais que irão atuar nele.

 

  • Exemplo que vem de cima

 

“O hábito faz o monge”. Esta expressão muito conhecida de todos nós reflete uma realidade inquestionável no processo de aprendizagem: aprendemos pelo exemplo.

Por mais que gastemos energia e recursos num programa de comunicação, ele não terá resultados efetivos se a alta direção não estiver comprometida. As pessoas ouvem orientações e seguem diretrizes, mas seus hábitos e comportamentos só são efetivamente modificados através de exemplos, de uma postura que legitime com ações, aquilo que as palavras propõem.

Desta maneira, esteja certo de contar com o apoio e o envolvimento da alta direção em seu programa de comunicação.

Certifique-se de que a importância estratégica do tema é compreendida e partilhada por todos que dirigem a empresa.

 

É isso aí, estas dicas aparentemente simples são a chave para o sucesso da comunicação. Fique atento a elas e, certamente, os resultados aparecerão.

 

Leandro Tadeu Novi
Leandro Tadeu Novi é Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Marketing e graduação em Engenharia Eletrônica. Sócio Diretor da Nova Atitude Comunicação, atua há mais de 20 anos nas Áreas de Marketing e Comunicação em empresas de diferentes segmentos. Professor universitário, é editor do Newsletter “O Universo da Comunicação Corporativa” e do Blog “Atitude Sustentável”.
tel. (11) 42261900

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