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Sempre que ministro alguma palestra referente à comunicação da sustentabilidade ou abordo o tema em minhas aulas, sou questionado acerca da veracidade das iniciativas “sustentáveis” adotadas pelas empresas.
Muita gente descrente e desconfiada, vitimadas por um longo histórico de discursos vazios e promessas enganadoras das organizações empresariais, vê nessa forma de divulgação mais uma tentativa de se “ludibriar” os consumidores.
É verdade que, para muitas empresas, a sustentabilidade ainda está apenas na boca e não no coração, na mente, nos braços, nas pernas e na alma. Para muitas organizações falar em sustentabilidade está na moda, atrai a mídia e “dá” uma boa imagem.
Porém, não podemos generalizar. Existem muitas iniciativas sérias de empresas que já perceberam que sustentabilidade não é escolha ou opção de marketing, mas sim questão de sobrevivência.
Mais cedo ou mais tarde, atuar de maneira sustentável será tão fundamental e intrínseco às empresas quanto produzir com qualidade ou atender às expectativas dos clientes. Algumas não o fazem, mas essas estão fadadas ao fracasso!
E a comunicação nessa história?
Bem, como afirma Manuel Castells, um dos maiores pensadores da comunicação nos nossos tempos, vivemos a Era da Informação. Ela, a informação, é o maior valor e a mola propulsora das transformações sociais e econômicas.
Somente por meio de um processo eficaz de comunicação é que as empresas verdadeiramente comprometidas com a sustentabilidade conseguirão se diferenciar dos oportunistas de plantão, dos adeptos do “greenwashing”. É através do acesso a informações de qualidade que a sociedade será capaz de diferenciar o joio do trigo.
Por essas e por outras é que precisamos “falar” e “ouvir” muito sobre sustentabilidade. Precisamos ir fundo nesse debate que não se esgota.
Se para muitos a sustentabilidade é apenas teatro, precisamos deixar de ser coadjuvantes para assumirmos o papel de protagonistas nesse espetáculo, cobrando cada vez mais veracidade na atuação de todos os atores.
O que não podemos esquecer é que estamos em pleno processo de transformação e ainda há muito que evoluir. Uma nova sociedade está se construindo sob os nossos olhos e os erros e desvios são invitáveis nessa fase.
Cabe a nós a missão de sermos agentes transformadores, multiplicadores de novos conceitos e valores, onde a ética, a transparência e o equilíbrio são as palavras de ordem.

 

Leandro Tadeu Novi
Leandro Tadeu Novi é Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Marketing e graduação em Engenharia Eletrônica. Sócio Diretor da Nova Atitude Comunicação, atua há mais de 20 anos nas Áreas de Marketing e Comunicação em empresas de diferentes segmentos. Professor universitário, é editor do Newsletter “O Universo da Comunicação Corporativa” e do Blog “Atitude Sustentável”.
tel. (11) 42261900

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