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Comunicação Interna é coisa séria

Comunicação Interna | | 01.11.2011




Os veículos periódicos de comunicação com o público interno (jornais, revistas, boletins, etc.) são excelentes canais de comunicação da empresa com seus colaboradores.
Seja por meio impresso ou eletrônico, a abrangência e a periodicidade deste tipo de veículo garantem a credibilidade da comunicação, fator fundamental para a satisfação do colaborador e para a melhoria do clima organizacional.
Outro aspecto a considerar é que a definição de um canal específico para aproximar a empresa de sua equipe gera um forte efeito motivacional, por mostrar a preocupação da empresa em manter seus colaboradores informados e participantes das grandes decisões e projetos corporativos.
Porém, não basta à empresa implementar e manter um jornal interno. Vários cuidados são fundamentais para que ele cumpra seu papel junto à equipe. A eficiência de um veículo de comunicação baseia-se em diversos fatores como: Atratividade, Penetração, Conteúdo, Credibilidade, entre outros.
Em primeiro lugar, a equipe que irá desenvolver o veículo deve estar em plena sintonia com as estratégias e objetivos da empresa, estabelecendo um elevado nível de envolvimento. É este envolvimento que lhe permitirá opinar sobre as abordagens mais eficazes, sugerir temas de interesse e utilizar seus conhecimentos para facilitar o processo de comunicação entre a empresa e sua equipe.
Outro cuidado fundamental a ser tomado refere-se à atratividade. È necessário identificar a linguagem, o visual e os apelos capazes de levar o colaborador à leitura do material. Vivemos em plena era da informação e o jornal da empresa concorre, diretamente, com outras milhares de informações, que chegam todos os dias até a mente do colaborador.
Por fim, o comprometimento também é fundamental na definição do conteúdo a ser trabalhado. Os assuntos devem ser realmente interessantes e tratados com a profundidade correta, evitando o descrédito e o descaso com o veículo. Somente uma equipe focada e comprometida com o veículo é capaz de atuar pró ativamente neste aspecto.
Como você pôde ver, vários cuidados devem ser levados em conta na confecção de um veículo. Muitos outros aspectos ainda podem ser considerados, visando torná-lo um aliado ainda mais poderoso à estratégia da empresa.

Leandro Tadeu Novi
Leandro Tadeu Novi é Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Marketing e graduação em Engenharia Eletrônica. Sócio Diretor da Nova Atitude Comunicação, atua há mais de 20 anos nas Áreas de Marketing e Comunicação em empresas de diferentes segmentos. Professor universitário, é editor do Newsletter “O Universo da Comunicação Corporativa” e do Blog “Atitude Sustentável”.