“Comunicação é o processo pelo qual uma mensagem é enviada por um
emissor, por meio de determinado canal, e ENTENDIDA por um receptor.”
Essa é, sem dúvida, uma das mais simples e conhecidas definições de Comunicação.
Apesar de bastante simplista, o conceito reforça um aspecto de fundamental
importância: a comunicação só acontece de verdade se a mensagem é compreendida
pelo receptor.
Nos últimos tempos, a temática da sustentabilidade ganhou espaço e destaque na
Comunicação Empresarial. A maioria das organizações tem tratado de aspectos
como transparência, ética, responsabilidade socioambiental, diversidade, entre
outros. Termos como stakeholders, redução de emissões, gases do efeito estufa,
franquias sociais e biodiversidade são cada vez mais presentes em processos de
comunicação, que antes só abordavam produtos, serviços, qualidade e
diferenciais competitivos.
Sem dúvida esse é um ganho significativo para uma sociedade cada vez mais
exigente e atenta ao papel social das organizações; mas até que ponto nós
comunicadores temos feito comunicação e não apenas divulgação? Até que ponto
nossos receptores têm conseguido compreender nossas mensagens?
À medida que a sustentabilidade ganha força nas empresas, termos técnicos
ligados ao meio ambiente e à responsabilidade social ou ainda indicadores de
desempenho econômico têm tornado-se mais comuns, porém temos que nos preocupar
em fazer com que nossos públicos os compreendam.
Cabe a nós, profissionais da comunicação, o desafio de conciliar a oferta de
novas e abrangentes mensagens com os perfis heterogêneos de nossos novos
públicos.